quinta-feira, 22 de julho de 2010

88% condenam o Cabral Fujão

Da repórter Ana Carolina Morrett, do Globo Online.
O título da matéria é “Para leitores do GLOBO, ausência de Cabral em debates demonstra ‘medo de encarar adversários”.
O texto:
“A decisão do governador do Rio e candidato à reeleição pelo PMDB, Sérgio Cabral, de não comparecer aos debates nos meios de comunicação desagradou a 88,05% dos 1.482 leitores que participaram de uma enquete do site do Globo com a seguinte questão: “Você concorda com a estratégia de Cabral de não participar de debates?” Para 73,95% dos votantes, a ausência demonstra “medo de encarar os adversários”. Outros 14,10% responderam que a atitude “empobrece a campanha”. Já entre aqueles que concordam com o candidato, 7,35% disseram que a ausência nos debates “preserva o cargo de governador”, enquanto 4,59% dos internautas acreditam que isso “ajuda a manter a liderança”. As respostas foram propostas nas quatro alternativas.
A afirmação de Cabral foi dada na quarta-feira, durante sua participação em um encontro com 500 empresários na Zona Oeste, promovido pela Associação Comercial e Empresarial da Região de Bangu (ACERB).
- Avaliamos que neste primeiro turno, a princípio não (vou participar dos debates). A população nos conhece. Há uma avaliação nesta eleição se este governo merece continuar ou não. E eu estou me colocando à disposição para entrevistas, com o objetivo de debater e discutir as nossas propostas, mas, em questão de debates (com adversários), a princípio não - anunciou o candidato, sinalizando também sobre a possibilidade de não participar dos debates do segundo turno.
Na opinião do leitor Claudio Vinicius de Camargo, além de demonstrar insegurança, a estratégia de Cabral desrespeita a população.
“Postura típica daquele candidato que acha que já ganhou. Na verdade, o que isso demonstra é medo e insegurança em relação ao que o governo vem apresentando aos cidadãos cariocas. Demonstra, também, prepotência e arrogância. Veremos o que acontecerá, e espero que o eleitor saiba dar uma resposta adequada a esta postura descabida e desrespeitosa.”
O internauta Carlos Magno Silva dos Santos concorda:
“Esses espertalhões só querem debate quando as pesquisas lhes são desfavoráveis. Isso mostra o quanto são inseguros e contam apenas com a ignorância do povo. Deveria ser obrigatório o comparecimento aos debates.”
Para Lindomar Vianna Nogueira, a sociedade também é culpada, quando não realiza manifestações contra atitudes como essas.
“Lamentável a posição ‘anti-debate’ assumida pelo governador. Entretanto, isso reflete uma relação ainda mais lamentável da sociedade com a política, suas instituições e seus agentes. É por isso que um agente, como o governador, fala - para quem quiser ouvir - que não participará de debates, pois sabe que não acontecerá absolutamente nada. Não haverá qualquer manifestação da população contra a situação, no mínimo, absurda. Somos nós os grandes culpados.”
O leitor Celso da Silva Morgado, no entanto, aprova a decisão de Cabral:
“Debate é muito bom para quem está atrás nas pesquisas e para alimentar o ego da mídia. Ele está certo em não participar.”
A internauta Helena Reis diz avaliar bem o atual governo:
“Faz ele muito bem. Eu avalio muito bem o seu governo e votarei nele.”
* * *
A avaliação é dos leitores de ‘O Globo’.
Imagine o que pensa os não leitores do jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário