quinta-feira, 8 de julho de 2010

Fotógrafa deixa UPPs às pressas com medo do “Rio Pacificado” de Sérgio Cabral


Índice - Primeiro caderno compartilhe aumentar / diminuir imprimir
Tia, tá maluca!? Não tira foto porque ele é do movimento
Bel Junqueira

Eu estava fotografando para uma reportagem sobre um dos projetos sociais que funcionam no Morro do Cantagalo e que já tirou centenas de jovens do caminho da marginalidade, quando fui surpreendida. Eu achava que realmente a Unidade de Polícia Pacificadora havia acabado com o tráfico de drogas na comunidade, pelo menos com a venda ostensiva.

Mas, quando eu apontei minha câmera para dois garotos que empinavam pipas em cima de uma laje, os outros meninos me repreenderam.

– Tia, tá maluca!? Não tira foto deles, não! – gritou um dos jovens do projeto social, que dava entrevista para o repórter do Jornal do Brasil Luis Urjais.

Enquanto os dois garotos da pipa tentavam se esconder de mim, outro menino do projeto social me explicou: – Eles são do movimento (tráfico).

Depois disso, fiquei muito assustada e pedi aos nossos entrevistados que saíssemos dali depressa. Na descida, perguntei se, mesmo com a UPP, o tráfico continuava acontecendo.

Eles disseram que sim e que na comunidade todos sabiam quem eram os vendedores de droga.

Com o estabelecimento dos policiais militares no Cantagalo – e também na vizinha PavãoPavãozinho – o tráfico só abandonou as armas, mas não as drogas.

Segunda-feira, 5 de Julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário